Carlos Alberto Ferreira Neto é Professor Catedrático (Jubilado) da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Foi Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos (2016-2020). Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (janeiro de 2010 a julho de 2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.
Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças, desenvolvendo investigação académica há quase cinco décadas nesta área.
É autor de vários dos livros, entre os quais se destaca: “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, “Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência”, “Brincar em Cascais”, “Bullying in Youth Sports Training: New Perspectives and Practical Strategies”,“Libertem as Crianças” e “Inovar em Cascais: Corpo Ativo, Cérebro Aprendente”.
Título: Os ecrãs e a importância do brincar.
Resumo: A revolução (transição) digital veio para ficar num mundo em grande mudança. Como estamos a preparar estas novas gerações para um futuro que é incerto, imprevisível e ainda desconhecido? Cidadãos cultos, com “fome de conhecimento”, ativos e criativos ou sujeitos dependentes, viciados e prisioneiros da sua própria servidão? As novas ferramentas tecnológicas não são nem más nem boas: depende como decidimos utilizá-las.
A relação entre a cultura digital e cultura motora (lúdica, desportiva e artística), deveria merecer mais reflexão no contexto familiar, educativo e comunitário. É fundamental para a saúde pública da sociedade contemporânea a consciência de um equilíbrio na utilização lúdica destes artefactos digitais e a promoção de estilos de vida ativa (caminhar, correr, saltar, dançar, nadar, brincar livre, jogar à bola, andar de bicicleta e skate, subir às árvores, sujar-se, perseguir, ser perseguido e lutar, descobrir através das experiências com o envolvimento natural e construído (cores, cheiros, contrastes, desafios, aventuras e riscos, etc.).